Instituto Politécnico
da Guarda

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) é uma instituição de ensino superior de direito público, ao serviço da sociedade, orientada para a produção e difusão do conhecimento, criação e transmissão da cultura e do saber de natureza profissional, da ciência, da tecnologia e das artes, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental.

Criado em 1980, o IPG tem como missão formar profissionais altamente qualificados, com espírito empreendedor e sólidas bases humanistas, e contribuir para o desenvolvimento cultural, social e económico através de serviços formativos de qualidade, sustentados em programas académicos pertinentes com um modelo educativo baseado em competências. A oferta formativa é abrangente e multidisciplinar, com cursos em múltiplas áreas do conhecimento, ao que se associam diversas pós-graduações e cursos de especialização

Áreas Educacionais
O Instituto Politécnico da Guarda disponibiliza cursos nas seguintes áreas educacionais:

• Artes e Humanidades
• Ciências Sociais, Comércio e Direito
• Ciências, Matemática e informática
• Educação
• Engenharia, Indústrias, Transformadoras e Construção
• Saúde e Protecção Social
• Serviços


Ver cursos
Contactos
Instituto Politécnico da Guarda
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, Nº 50
6300-559 Guarda
351 271 220 100

http://www.ipg.pt/website/
Campus

O IPG é composto na sua dimensão Institucional por um Campus , onde integra duas Escolas (ESTG e ESECD) pelo Edifício dos serviços centrais, a biblioteca Central, a piscina, campo de jogos e edifício da associação Académica da Guarda. Fora do campus consideramos com instalações de uso comum as residências (2 femininas e 2 masculinas), a cantina II, o Pavilhão Desportivo e o Auditório Soeiro Viegas.

O campus ocupa um área total de implantação de 141.287 m2, com jardins e ares de lazer e desporto. O edifício Central engloba os serviços da Presidência, Unidade de Desenvolvimento do Interior (UDI/IPG) os serviços Académicos, Contabilidade e Recursos Humanos, Tesouraria, Centro de Informática (CI/IPG), Gabinete de Informação e Comunicação (GIC/IPG) e serviço de artes gráficas, Gabinete de Mobilidade e Cooperação (GMC/IPG), Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais (GESP/IPG), Gabinete de Formação Cultura e Desporto, Gabinete Técnico de Manutenção (GIME/IPG), o Provedor do Estudante e o Gabinete de Qualidade (GAQ/IPG), a Cantina I e uma área técnica (aquecimento e reparações) e posto médico.

Localização

O IPG localiza-se na cidade da Guarda, região centro de Portugal, proximo da fronteira com Espanha e bem dotado de acessibilidades para as cidades de Porto, Lisboa, Coimbra, Salamanca e Madrid.

A Guarda é uma cidade com elevada qualidade urbana e ambiental, dotada de excecionais estruturas culturais, comerciais e turísticas, aliada aos seus serviços de saúde, formação superior e atividade empresarial. As atividades culturais, a relação com a montanha e a fronteira aportam multiculturalidade e uma grande diversidade de ambientes, paisagens e atividades por realizar.

Sendo uma cidade média apresenta grandes facilidades de deslocação e acesso a serviços e equipamentos, potenciando uma intensa vida academica, diversão, desporto e sociabilizarão