Instituto
Politécnico
de Leiria

O Politécnico de Leiria é uma instituição pública de ensino superior com sede em Leiria. As suas Escolas Superiores e Centros de Investigação estão localizados na região de Leiria e Oeste nas cidades de Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Marinha Grande.
O Politécnico de Leiria engloba, 18 centros de investigação: um centro de transferência de conhecimento e tecnologia (CTC/OTIC), duas infraestruturas científicas (Edifício CDRSP – Engenharia e biofabricação; Edifício CETEMARES – Ciência e Tecnologia do Mar). O Politécnico de Leiria integra ainda a Unidade de Ensino a Distância (UED), os Serviços de Ação Social (SAS) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE). O Politécncio de Leiria é uma instituição de reconhecida qualidade que dispõe de uma oferta formativa multidisciplinar, com cursos em diversas áreas do conhecimento, em regime presencial (diurno e pós-laboral) e a distância, compreendendo a formação de 1.º ciclo (licenciaturas), 2.º ciclo (mestrados), pós-graduada e de especialização não conferente de grau académico, pós-secundária não superior (CET e TeSP), contínua e o curso preparatório para o acesso ao ensino superior de maiores de 23 anos.

Áreas Educacionais
O Instituto Politécnico da Leiria disponibiliza cursos nas seguintes áreas educacionais:

• Artes e Humanidades
• Ciências, Matemática e informática
• Educação
• Saúde e Protecção Social


Ver cursos
Contactos
Instituto Politécnico da Leiria
Rua General Norton de Matos, Apartado 4133
2411-901 Leiria
(+351) 244830010
(+351) 244830010

http://www.ipleiria.pt/
Campus

Nos seus cinco campi, três em Leiria (campus 1, 2 e 5), um em Caldas da Rainha (campus 3) e um em Peniche (campus 4), os estudantes têm ao dispor no Politécnico de Leiria, um conjunto de instalações e equipamentos pedagógicos, científicos e de apoio, modernos e bem equipados, de que se destacam laboratórios, os recursos documentais e bibliográficos (bibliotecas, B-on – biblioteca científica digital), o fácil acesso à internet (física ou via wireless) e serviços de apoio social de base (bolsas de estudo, cantinas, restaurantes, residências, serviços médicos) por meio dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria.
A generalidade dos edifícios pedagógicos do Politécnico de Leiria encontram-se adaptados para receberem estudantes com NEE, dispondo de ascensores com comandos dotados de informação em Braille, instalações sanitárias adaptadas e lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida. As Bibliotecas dispõem de leitor de ecrã WindowsEyes, permitindo aos estudantes cegos acesso a toda a informação disponível, com total controlo do conteúdo e da forma de leitura da mesma. Através das Bibliotecas é também possível aceder à Biblioteca Aberta do Ensino Superior (BAES) que possui um acervo de mais de 3.000 títulos em Braille, áudio e texto integral.

Localização

A região de Leiria e Oeste, onde o mar está bem presente, é uma das melhores zonas para viver, estudar e trabalhar, não só pela qualidade dos recursos económicos e materiais, como também pela riqueza e beleza dos recursos naturais e culturais – uma marca da região. A região é rica em património histórico-cultural. A beleza do mar e da natureza são, talvez, o que de mais bonito temos nesta região litoral. A poucos quilómetros de Leiria, ao longo da costa, sucedem-se as praias: mais de uma dezena, com condições propícias à prática de vários desportos náuticos, como a pesca, mergulho, vela, remo, jet ski, surf, windsurf e bodyboard. Locais muitos atraentes, durante o verão e não só, para apanhar sol, passear junto ao mar ou andar de bicicleta, na ciclovia, junto à Estrada Atlântica, em pleno pinhal.