Instituto
Politécnico
de Coimbra

Visão geral

O Politécnico de Coimbra é uma instituição de ensino superior pública, localizada no Centro Litoral de Portugal, em Coimbra, conhecida como “cidade dos estudantes”.
É uma das dez maiores instituições de ensino superior portuguesas e integra seis unidades de ensino (ESAC, ESEC, ESTeSC, ESTGOH, ISCAC e ISEC), que ministram Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas, Pós-graduações e Mestrados, numa grande diversidade de áreas de formação.
O ensino de qualidade, a estreita ligação às empresas e a internacionalização são pilares centrais da formação que ministra, o que assegura o sucesso das carreiras dos seus diplomados, assim como altas taxas de empregabilidade.
Os seus Serviços de Ação Social são de fulcral importância na resposta adequada à comunidade estudantil, disponibilizando apoio, para além de bolsas de estudo, alimentação e alojamento, em serviços médicos e para a prática desportiva.

Áreas Educacionais
O Instituto Politécnico de Coimbra disponibiliza cursos nas seguintes áreas educacionais:

• Agricultura
• Artes e Humanidades
• Ciências Sociais, Comércio e Direito
• Ciências, Matemática e informática
• Engenharia, Indústrias, Transformadoras e Construção
• Saúde e Protecção Social
• Serviços


Ver cursos
Contactos
Instituto Politécnico de Coimbra
S. Martinho do Bispo - Coimbra
3045-093 Coimbra
+351 239 791 250
+351 239 802 350

www.ipc.pt/pt
Campus

Cinco das unidades de ensino do IPC situam-se na cidade de Coimbra, duas na margem direita do Rio Mondego (ESEC – Solum e ISEC – Quinta da Nora) e três na sua margem esquerda (ESAC e ISCAC – Bencanta, ESTeSC – S. Martinho do Bispo). A ESTGOH está localizada na cidade de Oliveira do Hospital (Centro). Todas elas contam com infraestruturas de qualidade, de forma a garantir boas condições de estudo e de investigação, nomeadamente bibliotecas e laboratórios, estando ainda assegurado o acesso gratuito à internet.
Quanto a alojamento, os Serviços de Ação Social do IPC dispõem de duas residências estudantis em Bencanta, bem como um conjunto de quatro residências na Quinta da Nora. No que toca à alimentação, dispõem atualmente de 5 cantinas e bares em todas as unidades de ensino deste instituto, cujo horário de funcionamento acompanha o período das atividades letivas.
O IPC conta ainda com duas unidades de investigação: o Instituto de Investigação Aplicada e o Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (Bencanta).

Localização

Coimbra, capital de distrito, situa-se no centro de Portugal, a 116 Km do Porto e a 207 Km de Lisboa. Banhada pelo Rio Mondego, situa-se entre a serra e o mar, circundada pelos distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Leiria. É servida pela autoestrada do Norte (A1), pela linha férrea do Norte e faz a ligação ao interior pelo IP3.
Com um rico património histórico, arquitetónico, cultural e natural, Coimbra é uma cidade de tradições, com um espírito e dinâmica muito próprios, marcados pela vida académica.
Alia à segurança uma grande diversidade de infraestruturas de lazer, cultura e desporto, serviços de saúde de excelência e uma boa rede de transportes públicos, tendo sido considerada no Portugal City Brand Ranking 2017 da Bloom Consulting como a melhor cidade na Região Centro e a 5ª. melhor a nível nacional para se viver.
Pertencente ao distrito de Coimbra, Oliveira do Hospital localiza-se 80 km a nordeste desta cidade, no sopé da Serra da Estrela. É uma cidade tranquila e hospitaleira, rodeada por uma imensa beleza natural.