Instituto
Politécnico
de Portalegre

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) inclui quatro escolas (Agrária, Educação e Ciências Sociais, Tecnologia e Gestão e Saúde), envolvidas no ensino, investigação, formação e outras atividades no respetivo âmbito de atuação, oferecendo cursos de técnicos superiores profissionais (dois anos), licenciaturas (3 anos) e mestrados (de 1 ano a 2 anos).

Integram também o IPP um Centro de Investigação, uma incubadora de empresas de base tecnológica e um Centro de Línguas e Culturas, além de modernas infraestruturas ao serviço dos estudantes: uma residência de estudantes em Portalegre e outra em Elvas; cantinas e cafetarias; recintos desportivos. O IPP foi a primeira instituição de ensino superior portuguesa a obter certificados de qualidade na sua totalidade e em responsabilidade social.

Áreas Educacionais
O Instituto Politécnico de Portalegre disponibiliza cursos nas seguintes áreas educacionais:

• Agricultura
• Artes e Humanidades
• Ciências Sociais, Comércio e Direito
• Ciências, Matemática e informática
• Educação
• Engenharia, Indústrias, Transformadoras e Construção
• Saúde e Protecção Social
• Serviços


Ver cursos
Contactos
Instituto Politécnico de Portalegre
Praça do Município
7301-110 Portalegre
351 245 30 1500

http://www.ipportalegre.pt/
Campus

Portalegre e Elvas distam cerca de 50 km uma da outra, e situam-se no centro/sul de Portugal, junto à fronteira com Espanha, na região Alentejo, considerada como um dos melhores 50 destinos do mundo (janeiro de 2016).

Não admira: ninguém fica indiferente às impressionantes fortificações ou ao aqueduto romano de Elvas, Património da Humanidade, à brancura de Castelo de Vide, à imponência da vila vizinha de Marvão, no alto da encosta rochosa, ou à majestade do Mosteiro da Flor da Rosa, no Crato, um dos mais antigos no país, hoje um hotel de luxo. Ambas são servidas por uma boa rede rodoviária: a autoestrada Lisboa-Madrid passa por Elvas e a autoestrada que liga o interior ao litoral situa-se a, apenas, 40 km de Portalegre. Autocarros e comboios ligam ambas as cidades a todo o país.

Localização

As instalações das várias unidades que compõem o IPP, divididas por Portalegre e Elvas, estão situadas nos respetivos centros, em edifícios adaptados às necessidades de um ensino moderno. Esta opção permite aos estudantes usufruírem do contacto direto com a população, estando perto dos locais de interesse mais comuns – cafés, bares, restaurantes, lojas, etc. Apenas a Escola de Saúde, situada junto ao hospital, e a Escola de Tecnologia e Gestão, em campus próprio à saída da cidade, não se encontram no centro.

Junto a esta última Escola, situam-se, também, as modernas instalações da BioBip, uma incubadora de empresas de base tecnológica nas áreas da energia e do marketing. O IPP possui instalações modernas e bem equipadas, residências e cantinas, ao serviço da população académica.