Instituto
Politécnico
do Porto

O Politécnico do Porto (P.PORTO) é uma instituição de referência do ensino superior público em Portugal. Iniciando a sua atividade em 1985, o Politécnico do Porto é hoje a quinta maior instituição de toda a rede –universitária e politécnica do ensino superior.

É também a quarta instituição mais procurada como primeira escolha em toda a rede do ensino superior (com 99,6 % de preenchimento de vagas na 1º fase do no concurso nacional de acesso).

Uma comunidade de cerca de 20.000 pessoas estuda, leciona, investiga e trabalha diariamente no universo do Politécnico do Porto organizado em três campus e oito escolas (ISEP, ISCAP, ESE, ESMAE, ESTG, ESS, ESHT, ESMAD).

56 licenciaturas, 62 mestrados e 56 pós-graduações são reconhecidos pelo modelo pedagógico distintivo que tem como base a articulação central entre o ensino e a pesquisa, a interação dinâmica com o mundo do trabalho, segundo uma orientação de saber-fazer onde os contextos reais de ensino são uma componente forte e estruturante, um modelo orientado para o desenvolvimento de competências transversais, do empreendedorismo, da cultura como vivência pessoal e coletiva e da cidadania ativa.

A Investigação e a inovação é uma prioridade. O Politécnico do Porto tem-se pautado por um excelente desempenho na publicação científica de elevada qualidade, com impacto cientifico significativo.

Lideramos e integramos vários consórcios internacionais de I&D em diferentes áreas do conhecimento; aprovamos projetos europeus do Programa H2020, em áreas altamente competitivas de que são exemplo as biotecnologias, a energia e as tecnologias de informação; promovemos projetos intercontinentais com parceiros de várias partes do globo, desde EUA, América Latina, África ou Ásia.

O P.PORTO ultrapassa as fronteiras dos campus: garante infraestruturas e equipamentos modernos. Possui um teatro, orquestras, editoras e um museu. Dinamiza uma valiosa rede de bibliotecas, residências e refeitórios.

Áreas Educacionais
O Instituto Politécnico do Porto disponibiliza cursos nas seguintes áreas educacionais:

• Artes e Humanidades
• Ciências Sociais, Comércio e Direito
• Ciências, Matemática e informática
• Educação
• Engenharia, Indústrias, Transformadoras e Construção
• Saúde e Protecção Social
• Serviços


Ver cursos
Contactos
Instituto Politécnico do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, 712
4200-465 Porto
+351 225 571 000

www.ipp.pt/
Campus

Distribuídos por uma área extensa e geograficamente diferenciada, que vai do Litoral Norte ao interior da região, as oito escolas do Politécnico do Porto localizam-se em três Campi:

O Campus 1 divide-se entre a Asprela, no extremo norte do concelho e a Baixa do Porto. A zona da Asprela, onde 60 mil pessoas trabalham, investigam e estudam diariamente, é palco de uma rede de universidades, laboratórios, centros de investigação e empresas inovadoras.
Para além de cinco escolas, o Campus 1 garante infraestruturas várias, bibliotecas, auditórios, estruturas museológicas, instalações desportivas, centros de investigação, residências várias e uma estrutura exclusivamente dedicada à inovação, design de produto e ligação às empresas (Porto Design Factory). Aqui estão também localizados a Presidência do P.PORTO, Serviços Comuns e os Serviços de Acção Social.

O Campus 2, localizado na linha fronteiriça da a Póvoa de Varzim e Vila do Conde, oferece infraestruturas modernas e inovadoras tais como laboratórios, restaurantes de aplicação, três anfiteatros e um auditório, instalações destinadas a grupos de investigação e uma ampla biblioteca. O Tâmega e Sousa acolhe o Campus 3, eixo catalisador das regiões do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, contribuindo para o seu desenvolvimento e bem-estar social, através da formação superior de profissionais de elevada competência científica e técnica, da investigação e da prestação de serviços à comunidade

Localização

Estudar no Porto é uma experiência inesquecível. O Porto é hoje reconhecido mundialmente a vários níveis. Já não apenas pelo vinho com o mesmo nome, pelo futebol e pela gastronomia, mas por ser a cidade da ciência, da investigação e da cultura. Uma cidade vibrante e jovem em que a vida académica se vive de forma intensa. A grande concentração de estudantes do ensino superior faz do Porto uma cidade Erasmus, multicultural, cosmopolita e low cost (ou high budget). A internacionalização e pluralidade de culturas que se vê e vive nas ruas da cidade são uma mais-valia para todos os que aqui vivem, estudam ou trabalham.

A cidade foi Capital Europeia em 2001, acolhe um dos melhores festivais de música do mundo, oferece locais como o Museu de Serralves e a Casa da Música, é o lar de um dos grandes clubes de futebol da Península Ibérica, recebeu o título de Melhor Destino Europeu inúmeras vezes e possui algumas das melhores pousadas do mundo.
O aeroporto do Porto, que acolhe todos aqueles que chegam (ou regressam), foi eleito Melhor Aeroporto por Tamanho e Região pelo Conselho Internacional de Aeroportos. Para além de tudo isto a UNESCO classificou o Porto como patrimônio mundial em 1996, pelo seu notável centro histórico.

Para além deste património, a cidade do Porto é palco de uma vitalidade e um dinamismo sem horários, um brilho que permite a residentes e visitantes desfrutarem com segurança de uma vida cultural e social equivalente a qualquer capital europeia.
Vila do Conde é um importante centro industrial, porto de pesca, praia e zona turística. É uma das mais procuradas zonas balneares do país. A cidade faz fronteira com outra aglomeração urbana, a Póvoa de Varzim. A população desta cidade é de aproximadamente 65.000 habitantes. O litoral ensolarado, as praias, os deliciosos doces e cafés ao ar livre, o casino, a paixão pelo futebol, o carnaval e a vida divertida atraem turistas, estudantes, comércio e novos residentes.

A cidade de Felgueiras é particularmente acolhedora para visitantes e estudantes. O custo de vida da região é bastante convidativo e a sua gastronomia é reconhecida. A agitação da vida quotidiana, típica de uma comunidade empreendedora, articula-se sempre com o tradicional copo de vinho verde.